“JAIME LERNER: UMA HISTÓRIA DE SONHOS” É INDICADO A PRÊMIO EM LONDRES

Carlos Deiró

Carlos Deiró

Lançado no segundo semestre do ano passado, o documentário “Jaime Lerner: Uma História de Sonhos”, dirigido por Carlos Deiró, é um dos indicados para o prêmio de melhor documentário no Royal Institute of Art, de Londres, Inglaterra.

O anúncio, feito na semana passada, foi recebido com muita satisfação pelo diretor, dono da empresa Deiró Moving Ideas, em Curitiba.

AMIGOS DESDE SEMPRE

Deiró e Lerner tornaram-se amigos desde que o publicitário chegou a Curitiba, em 1985, convidado que fora para trabalhar na campanha do arquiteto à prefeitura de Curitiba. A vitória não veio, mas a amizade permaneceu.

CIDADE-CONCEITO

Quando enfim foi eleito e assumiu a prefeitura da capital, em 1989, Lerner convidou Deiró para cuidar do departamento de vídeos, um setor que ainda não existia na administração municipal. Deiró passou a registrar, a partir daí, a transformação da cidade. Acompanhava Lerner em todas os seus projetos, registrando o antes, o durante e depois.

Assim, viu se erguerem, sempre sob a ótica da lente da câmera, a Ópera de Arame, a Pedreira Paulo Leminski, o Jardim Botânico e a Rua 24 horas, entre outras obras que eram mais do que obras: eram um conceito.

A VIDA EM SONHOS

Em 2012, depois de acompanhar Lerner por mais uma década, Deiró começou a preparar um roteiro a partir do material recolhido. A intenção, a princípio, era contar a vida de Lerner em forma de ficção. Mas depois viria a descobrir que o farto material que tinha à disposição se encarregaria disso. Estava ali um homem que transformara sonhos em realidade. Poucos podem gozar do mesmo privilégio.

CLARIVIDÊNCIA

Intercalados com as imagens das obras em progressão, Deiró gravou depoimento de Lerner falando sobre elas, detalhando experiências e desafios. O resultado são 1h20min de filme em que as aulas de arquitetura e urbanismo se mesclam à clarividência e a determinação de quem as idealizou.

Carlos Deiró será um dos personagens de meu livro “Vozes do Paraná”, volume 9, com lançamento previsto para agosto deste ano.

The Royal Institute of Arts, de Londres

The Royal Institute of Arts, de Londres