RICARDO, NO CELEIRO CURITIBANO DE CARDEAIS

Pe. Ricardo Hoepers 

1 | Desde o final dos anos 1950, funciona na Praça Ouvidor Pardinho, em Curitiba, o Studium Theologicum.

É a mais importante instituição teológica católica do Paraná, com histórico de ter formado muitos padres, alguns dos quais se tornaram bispos e cardeais da Igreja Romana.

Dois exemplos de ‘príncipes da Igreja’ que por lá passaram sob a orientação dos padres claretianos são os cardeais Odilo Pedro Scherer, de São Paulo, e João Braz de Aviz, hoje um dos prefeitos de dicastério (ministério) vaticano, Congregação dos Religiosos e Vida Consagrada.

2 | Dom João de Aviz é catarinense de Mafra, mas fez seus estudos basicamente aqui; dom Odilo nasceu no Rio Grande, criou-se no interior de Toledo e fez seus estudos seminarísticos, de todos os níveis, em Curitiba.

A biblioteca do Studium é considerada dona de um acervo de milhares de obras especializadas em filosofia, história, literatura clássica e, naturalmente teologia. É um dos poucos lugares no Paraná onde se pode ter acesso a obras clássicas em grego e latim. Algumas, autênticas obras raras.

3 | O Studium passa por processo de ampliação, desde que ganhou nova e moderna sede, que divide com aulas eventuais das Faculdades Claretianas (basicamente de ensino a distância).

A instituição teológica amplia seu reforço: padre Ricardo Hoepers, da Arquidiocese de Curitiba, recém retornado de Roma com doutorado em Teologia Moral, passa a responder por nova diretoria, a de Relações com a Comunidade, além de manter-se na cátedra no Studium.

Especialista em Bioética, Ricardo é dono de ampla aceitação na sociedade abrangente.

Passou a celebrar missas na Paróquia de Santa Terezinha, apoiando monsenhor Luciano.