“Encontros do Araguaia” começou com depoimento de Álvaro Dias

Celso Nascimento, Gradia, Álvaro Dias, Aroldo Murá Haygert

Celso Nascimento, Gradia, Álvaro Dias, Aroldo Murá Haygert

Foi assim: a partir de uma conversa descompromissada, em 2016, um grupo de privilegiadas testemunhas da história política paranaense do século 20 e deste resolveu escrever o livro “Encontros do Araguaia – depoimentos de construtores do moderno Paraná”.

Instigante, o nome Araguaia pode remeter equivocadamente ao episódio da guerrilha do Araguaia. Mas, no caso, o título dado pelo jornalista Fábio Campana refere-se ao nome do edifício, em Curitiba, onde começaram a ser gravados os depoimentos de notáveis homens e mulheres da política do Paraná.

Álvaro, Campana e Celso Nascimento

Álvaro, Campana e Celso Nascimento

PRIMEIRO

O primeiro depoimento aconteceu no final de dezembro, quando o senador Álvaro Dias falou por quatro horas para atentos ouvintes, qualificados indagadores: Celso Nascimento, José Lúcio Glomb, (ex-presidente da OAB), Fábio Campana, Marcus Vinicius Gomes (e eu).

FILMAGEM

As fotos de Anelize captaram momentos do encontro, que foi seguido de almoço. O depoimento foi também filmado por Wasyl Stuparik, como serão os demais que, ao final previsto para ainda este ano, comporão o livro com comentários dos jornalistas citados e de Glomb.

Os jornalistas Martha Feldens e Antonio Carlos Carneiro Neto também participarão do projeto “Encontros do Araguaia”.

José Lúcio Glomb, Edson Gradia, Álvaro Dias, Marcus Vinicius Gomes, Celso Nascimento, Aroldo e Fábio Campana.

José Lúcio Glomb, Edson Gradia, Álvaro Dias, Marcus Vinicius Gomes, Celso Nascimento, Aroldo e Fábio Campana.

BORSARI NETO

O segundo depoimento ocorreu ontem: foi ouvido o engenheiro Francisco Borsari Neto, professor aposentado da UFPR, ex-secretário de Estado da Educação, ex-presidente da Sanepar, certamente um dos homens que mais forte presença teve nos governos Canet Junior e Ney Braga.

LERNER, PIMENTEL, SCALCO

São esperados depoimentos “amplos e irrestritos” de Beto Richa, Paulo Pimentel, Jaime Lerner, Euclides Scalco, Roberto Requião, João Elísio Ferraz de Campos, Osmar Dias, Cida Borghetti, Orlando Pessuti, Deni Schwartz, Reinhold Stephanes.

Confissões à mesa

Confissões à mesa